Mato Grosso
Rotas de fiscalização: CAU/MT visita 18 municípios em julho
Compartilhe:
Objetivo é verificar se construções do estado seguem as normas exigidas, garantindo a segurança dos futuros frequentadores do espaço
Durante o mês de julho, 18 municípios de Mato Grosso entram na rota de fiscalização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU/MT). A ação tem o objetivo de garantir a segurança da população e, por isso, diferentes tipos de construções (estrutura de feiras e shows; casas; prédios; empreendimentos públicos ou privados; etc.) serão verificadas durante o período.
Atualmente, o CAU/MT ocupa o 1° lugar em emissão de relatórios de fiscalização do Brasil. Os dados apontam que, em maio de 2024, foram emitidos 352 Relatórios de Fiscalização. Se considerarmos de janeiro a maio, foram emitidos 1.509 relatórios. Os números ainda dão conta do registro e fiscalização de 38 denúncias. Além disso, o Conselho realizou 33 ações de fiscalizações in loco, ou seja, o número de municípios visitados durante o período analisado.
As cidades que serão fiscalizadas em julho são: Alta Floresta, Arenápolis, Campo Novo dos Parecis, Canabrava do Norte, Canarana, Chapada dos Guimarães, Colíder, Confresa, Cuiabá, Diamantino, Nortelândia, Nova Xavantina, Primavera do Leste, Querência, Ribeirão Cascalheira, Sinop, Tangará da Serra e Vila Rica.
Segundo a coordenadora técnica do Conselho, Yasmine Ibrahim Ali Martins, o dado indica a atuação do órgão em prol da segurança da sociedade. “Significa que o CAU/MT segue verificando se as obras são executadas aos cuidados de responsáveis técnicos”, comenta.
Uma obra sem um responsável adequado pode gerar riscos sérios à sociedade. O CAU/MT atua para averiguar que tais determinações estão sendo cumpridas, garantindo a segurança da sociedade. “Isso acontece desde obras em residências, até estruturas de shows, por exemplo. Todos os espaços devem estar seguros para a circulação de pessoas”, finaliza.